sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A água disponivel na Terra...

     A água é a substância mais comum e mais importante na Terra. Não pode existir vida sem água pois, na verdade, todo ser vivo consiste principalmente deste elemento.     Através da história, a água tem sido para o homem escrava e senhora. Grandes civilizações foram criadas onde havia fartura de água. Muitas decaíram quando o suprimento dessa deixou de ser abundante. Houve homens que se mataram uns aos outros por um poço de água lamacenta, enquanto outros morreram afogados por enchentes.
   Hoje em dia, mais do que nunca, a água é essencial ao homem. Usamos a água em nossas casas, nas fábricas, em plantações, entre outros. Porém, a cada dia, o homem polui mais e mais os ambientes aquáticos tão necessários a vida. Ou seja, enquanto a população mundial aumenta, o suprimento de água potável diminui.
  Na composição da água entram dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). Sua fórmula química é H2O
  Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilhão de km3 de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras.
  Parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas é exatamente isso o que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta Terra serve para abastecer a população.

 Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez - vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. É uma crise sem precedentes na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante

A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.

Como economizar a água?

 *Não demore muito tempo no chuveiro. Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano.

 *Preste atenção ao consumo mensal da conta de água. Você poderá descobrir vazamentos que significam enorme desperdício de água. Faça um teste; feche todas as torneiras e os registros de casa e verifique se o hidrômetro - aparelho que mede o consumo de água - sofre alguma alteração. Se alterar, o vazamento está comprovado.

*Você pode economizar 16.425 litros de água por ano ao escovar os dentes, basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova.

*Prefira lavar o carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de água. Se você usar balde, o consumo cairá para 60 litros.

*Cuidado: Nada de "varrer" quintais e calçadas com esguicho; use a vassoura.




Alguns dados da UNESCO indicam que :
*A  população mundial chegará a *8, 3 bilhões em 2025 e a 10 ou 12 bilhões em 2050.
* Estima-se que em torno de 1,2 bilhões de pessoas ( 20 % da população mundial) carecem atualmente de água apta para o consumo.
* A demanda mundial de água aumentou 6 ou 7 vezes nos últimos dez anos, o que eqüivale a mais do que o dobro da taxa de crescimento demográfico.

2 comentários:

  1. Ow, muito legal o seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oh! muito obrigada...que vc possa estar fazendo a sua parte qnto ao papel de cuidar do nosso planeta!

    ResponderExcluir